Brasil é o novo epicentro da pandemia de coronavírus no mundo.

A negação e a incompetência do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro levaram a um aumento previsível nos casos.

Por Huffpost/Central de Jornalismo 22/05/2020

 
O novo surto de coronavírus no Brasil subiu para níveis cataclísmicos na tarde de terça-feira, quando o país registrou 1.179 mortes por Covid-19 – um recorde diário alto para uma nação que agora tem mais de 330.000 casos confirmados e mais de 21 mil mortes.

O Brasil passou Itália e Espanha na lista dos países com mais casos de coronavírus no fim de semana passado, depois passou pelo Reino Unido na segunda-feira à tarde. Apenas a Rússia e os Estados Unidos têm mais – embora os pesquisadores tenham dito que a falta de testes significa que o número de casos no Brasil é provavelmente muito maior do que os números oficiais sugerem.
Existem muitos fatores que determinam o quão ruim o surto de um país se torna, mas uma semelhança inconfundível entre os três países no topo é que seus líderes de direita tem menosprezado a gravidade da crise e adotado teorias bizarras de conspiração, garantindo que os surtos sejam piores. do que deveriam ter sido.

No Brasil, a ínfima resposta do presidente Jair Bolsonaro ao coronavírus fez o surgimento de seu país como o mais novo ponto quente do coronavírus do mundo tragicamente inevitável.

“Todo mundo que acompanha o Brasil, que vê os números aumentar dia após dia, semana após semana, sabia que estava indo nessa direção”, disse Anya Prusa, associada sênior do Instituto Brasil do Woodrow Wilson Center, em Washington. “Não é uma surpresa, mas é uma verdadeira tragédia humanitária”.

Na fotografia que ilustra essa matéria, pessoas choram durante um enterro em massa de vítimas de pandemia de coronavírus em 19 de maio de 2020, em Manaus, Brasil. Foto: ANDRE COELHO VIA GETTY IMAGES

O Brasil tem mais de 330.000 casos confirmados de COVID-19 e mais de 21 mil mortes causadas pelo vírus.
A profunda desigualdade social e as grandes populações já vulneráveis ​​a doenças infecciosas significavam que limitar a propagação do coronavírus no Brasil exigia uma resposta agressiva. Em vez disso, Bolsonaro descartou a pandemia como conspiração da mídia e a doença como uma “gripe minúscula”, brigou com governadores e autoridades estaduais por medidas de distanciamento social, demitiu um ministro da saúde e levou outro a desistir e largou os brasileiros – principalmente os mais pobres e mais vulneráveis ​​- as suas próprias sortes-para cuidar de si mesmos.

“O Brasil entrou nisso com uma série de desafios que foram exacerbados pela resposta do governo no topo”, disse Prusa. “É um desastre. E não precisava ser um desastre desse tamanho. “

A resposta e o descaso do presidente brasileiro Jair Bolsonaro ao surto de coronavírus garantiu que a crise de seu país se tornasse pior do que deveria.

O desastre provavelmente só piorará nas próximas semanas, pois Bolsonaro continua minimizando a pandemia. Os sistemas públicos de saúde do Brasil estão atingindo seu ponto de ruptura e colapso. Suas populações indígenas alertaram que uma resposta lenta do governo os colocou em risco à medida que o vírus se espalhou. Os surtos em algumas das comunidades mais pobres do Brasil foram enfrentados por repressões policiais agressivas e mortais, em vez de uma resposta robusta à saúde pública.

E, quando o Brasil atinge o auge de sua pandemia, ele não tem ministro da Saúde – o oncologista que anteriormente ocupava o cargo na última sexta-feira, apenas 28 dias após seu mandato, depois de se recusar a endossar os esforços de Bolsonaro para expandir o uso da hidroxicloroquina, um anti- medicamento contra a malária que não está comprovadamente funcionando contra o coronavírus, para tratar pacientes infectados.

As previsões mais terríveis desde o início da pandemia do Brasil se tornaram realidade, incluindo uma do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que previa que o vírus poderia inundar rapidamente hospitais e sistemas públicos de saúde.

Fotos de valas comuns na região amazônica se espalharam globalmente, com o vírus sobrecarregando os sistemas de saúde pública nos estados mais pobres e com dificuldades financeiras. Na segunda-feira (18), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, alertou que os hospitais públicos de sua cidade – os maiores e mais ricos do Brasil – poderiam atingir sua capacidade até o final de maio.

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *