Rejeição ao governo Bolsonaro vai a 75% no Nordeste-Central de Jornalismo

Desaprovação na região com o segundo maior colégio eleitoral do país saltou de 62% e foi para 74% em duas semanas. Estados do Sul seguram derretimento

Por Redação RBA

Por Brasil Atual
Compartilhado por
Central de Jornalismo
04 de maio de 2021

Desaprovação do trabalho de Bolsonaro saltou nove pontos percentuais no Nordeste
6
1248
São Paulo – A rejeição ao governo Bolsonaro na região Nordeste, segundo maior colégio eleitoral do país, saltou de 62% para 75% em duas semanas, de acordo com Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (28). A taxa nacional de desaprovação ficou em 57%, semelhante à medição anterior (56%), muito por conta dos resultados apurados nos três estados do Sul. No Sudeste ela permaneceu igual, no Centro-Oeste cresceu e, no Norte, diminuiu. Os percentuais de aprovação, 35%, e de quem não soube responder, 8%, também ficaram estáveis.

Entre os eleitores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a rejeição ao governo Bolsonaro caiu de 49% para 36%. Em São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, região com o maior número de votantes do país, a taxa se repetiu: 56%. No Norte caiu de 47% para 41% e no Centro-Oeste passou de 62% para 67%. O levantamento foi realizado entre 26 a 28 de abril com 2,5 mil entrevistados em 482 municípios de todas as 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A avaliação específica do presidente como ruim ou péssimo também disparou no Nordeste, saltando de 53% para 62%. Neste ponto, houve crescimento no Sul, apesar de tímido: de 38% para 41%. Nas outras três regiões a avaliação recuou, com destaque para o Norte, de 58% para 38%. No Sudeste foi de 58% para 51% e no Centro-Oeste de 59% para 55%. No geral, 51% consideram o trabalho de Bolsonaro ruim ou péssimo contra 55% de duas semanas atrás. Outros 26% consideram ótimo ou bom, mesma fatia do levantamento anterior, e 19% apontaram como regular, apenas 1 ponto percentual acima. O “não sabem” foi de 1% para 4%.

Capitaneando a oposição
Para o cientista político, sociólogo e pesquisador Alberto Carlos Almeida, a rejeição do governo federal no Nordeste assegura que a oposição coloque seu candidato no segundo turno das eleições presidenciais ano que vem. “(Na pesquisa), 62% de ruim ou péssimo, significa 62% dos eleitores muito propensos a votar no candidato de oposição ao Bolsonaro em 2022. Ou seja, isso dá 62% de 23% (total de eleitores do nordeste), o que já dá 14%, se tivesse zero nas demais regiões do país, coisa que não vai acontecer. Então é isso que assegura que o candidato do PT, quem quer que seja, vá para o segundo turno“, diz.

“A (relação) população/eleitorado é mais ou menos a mesma coisa. (As regiões) Norte mais Centro-Oeste representam 15% do eleitorado brasileiro. O três estados do Sul, 15%. Então temos aí 30%. Ou seja, Nordeste mais Sudeste representam 70% do eleitorado. O Nordeste tem 23% e o Sudeste 47%. O Nordeste tem mais ou menos o tamanho de São Paulo (24%). Então, na gangorra eleitoral, o Nordeste inteiro e São Paulo são equivalentes”, acrescenta.

Balança do regular
A pesquisa mediu ainda para que lado tende a pender a percepção entre os 19% que consideram regular o trabalho de Bolsonaro. Para isso, o PoderData faz um cruzamento das respostas desse grupo com os que aprovam ou desaprovam o governo como um todo. O resultado mostrou queda de sete pontos percentuais, de 51% para 44%, nos que aprovam e estabilidade em 33% dos que desaprovam. Entre os que não sabem, saltou de 16% para 23%.

TAGS:
alberto carlos almeida, avaliação do governo, Eleições 2022, pesquisa, Pesquisa PoderData, rejeição de bolsonaro

Administrador

Fonte Segura: Central de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *